terça-feira, 31 de março de 2009

aquecedores solares

AQUECEDOR SOLAR ALTERNATIVO UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A SOCIEDADE E O MEIO AMBIENTE

Um dos grandes problemas que afetam o meio ambiente é o destino que se dá para os diversos materias provenientes do nosso consumo. Um desses produtos são as garrafas feitas com plástico PET. Uma boa alternativa para o destino deste tipo de lixo é a reciclagem destes materias e uma das opçõesé reutiliza-lós na produção de aquecedores solares que contribuem concomitantemente para diminuir a poluição ambiental bem como no racionamento de energia eletrica. http://www.youtube.com/watch?v=Czbr8wt2dCA&feature=related

quinta-feira, 19 de março de 2009

experimentação

A Química é uma ciência experimental e, por isso, há necessidade de aulas práticas. Muitos professores sabem da importância de se utilizar aulas práticas para facilitar o aprendizado dos alunos, mas a maioria não utiliza este recurso já que muitas escolas não têm laboratório, os reagentes são de custos elevados e o Governo não disponibiliza verbas para compra de tais materiais. Pensando nestes problemas enfrentados por colegas, estou fazendo pesquisa para mostrar e verificar a importância do emprego da experimentação em aulas de Química no Ensino Médio, com elaboração e construção de práticas experimentais possíveis de serem realizadas.

importância da experimentação do ensino de química

http://www.educacao.ufpr.br/publicacoes/sedpeef/resumos_comunicacao_%20oral_%20em_%20pdf/celiamello.pdf


De acordo com ZANON e MALDANER (2007) existem limitações no Ensino de Química
praticado na Educação Básica. As mesmas vêm sendo observadas desde o final da década de 70
do século XX. São exemplos: a carência de experimentação e de relação com o cotidiano, a
descontextualização, a linearidade, a fragmentação dos conteúdos, a desconsideração da História
de Química, entre outras. Estudos realizados por CARDOSO e COLINVAUX (2000)
diagnosticaram que as aulas experimentais de química são mais interessantes, tornam a
aprendizagem mais fácil, atraente. O trabalho revelou ainda que para melhorar o ensino de
química é necessário o aumento do número de aulas práticas e teóricas da disciplina. Para DEMO
(1996) a pesquisa pode ser desenvolvida em sala de aula como princípio educativo, a mesma
precisa ser vista, entendida e praticada como instrumento metodológico para construir o
conhecimento. De acordo com AFONSO, LEITE (2000) é necessário o desenvolvimento de
materiais didáticos adequados (nomeadamente protocolos laboratoriais com a perspectiva
construtivista) e preparar e implementar algumas práticas, mesmo que em regime de simulação. O
presente trabalho tem por objetivo verificar a contribuição da experimentação para o ensino
aprendizagem de Química. Os objetivos secundários são: elaborar instrumento de coleta de
dados para diagnosticar a realização de aulas experimentais com os professores participantes do
GT, elaborar instrumento de coleta de dados para traçar o perfil dos professores participantes do
GTR, verificar a existência de laboratório nas escolas da rede estadual dos professores que
participarem do GT e as condições de uso, verificar a existência de professor laboratorista e a sua
formação, fazer um levantamento das atividades experimentais de Química realizadas nas
escolas, verificar se o professor estimula a participação do aluno na realização dos experimentos,
verificar se as atividades experimentais são de cunho comprobatório ou dialógico, dialogar com o
professor sobre a importância da atividade experimental no Ensino de Química, fazer um
levantamento das necessidades para atualização do professor e planejar discussão e atualização
on line dos professores com auxílio das professoras orientadoras. A metodologia para o
desenvolvimento da pesquisa será aplicada, de campo, pois serão elaborados instrumentos de
coleta de dados com a finalidade de conhecer e analisar a prática pedagógica de um grupo de
professores da disciplina de Química e pesquisa será também de cunho bibliográfico visto que a
pesquisa terá uma fundamentação teórica embasada em artigos científicos e livros. A pesquisa
será também documental, pois serão analisados os ICDS respondidos pelos professores. O
envolvimento do pesquisador e demais participantes no trabalho para investigar e propor
mudanças para sanar problemas nessa situação específica identifica o método de pesquisa-ação.
A pesquisa também é qualitativa Como resultados esperados pretende-se estimular o professor
de química a realizar aulas teóricas-práticas, desenvolver kits de experimentos para o professor
de química, desenvolver o senso crítico no aluno, oportunizar para os professores da Rede
Pública de Ensino, encontros para discussão de temas relevantes no ensino da química. Como
contribuição social a pesquisa poderá revelar como se dá o ensino de química nas escolas de
Ensino Médio do Paraná, contribuindo para a inserção de ações didático-pedagógicas. A pesquisa
poderá contribuir para o desenvolvimento do educando, proporcionando uma melhor
compreensão do mundo químico em que vive.