quinta-feira, 14 de maio de 2009

Um estudo conceitual e abordagem pedagógica para web-documentário

A pesquisa analisa a constituição da modalidade documentário no espaço
público virtual, procurando identificar os elementos significantes da linguagem de
filme-documentário e sua apropriação pela Internet, por meio da hipertextualidade da
World Wide Web.
A pesquisa exploratória foi realizada com a abordagem conceitual do filmedocumentário
e sua transversalidade para a web, procurando elencar características e
critérios de produção e análise. Por meio de uma amostra com cinco websites, foi
produzida uma inferência buscando explicitar os fragmentos da modalidade.
Na segunda etapa do trabalho, procurou-se identificar os mecanismos de
avaliação formulados em atividades de experimentação entre alunos de graduação,
visando a utilização do recurso web-documentário para atividade de pesquisa
temática.
Para alargar o conhecimento e a compreensão humana sobre os problemas e
soluções da realidade objetiva, por meio do registro no ambiente web e, a partir da
análise de aspectos de linguagem do documentarismo e das ferramentas técnicas
disponíveis na Internet, foi concebido na Pontifícia Universidade Católica de Campinas
o curso de Práticas de Formação denominado ‘Introdução ao Web-documentário: para
entender a nova ferramenta da Internet’, no primeiro semestre de 2003.
O estudo aborda, portanto, a experiência didádico-pedagógica de utilização do
web-documentário como recurso para atividades de ensino. Nesse contexto, o objeto
do estudo é a análise dos fatores que contribuem para a formulação de uma
linguagem do web-documentário e sua aplicabilidade no nível do processo de ensinoaprendizagem.
Os resultados apontam as características da nova modalidade de documentário
e os benefícios de sua produção/utilização para atividades didático-pedagógicas. O
estudo revela, ainda, o web-documentário como um instrumento/linguagem de
armazenamento da história e registro factual da realidade por meio do uso de recursos
tecnológicos e hipertextuais com suporte na rede mundial de computadores (Internet).

Nenhum comentário:

Postar um comentário