segunda-feira, 15 de junho de 2009

Tecnologias Limpas, Replicáveis e de Baixo Custo




Menos Empacto Ambiental
Alcançar o tão sonhado “impacto ambiental zero”, num mundo cada vez mais populoso e caracterizado pelo crescimento desordenado, soa como uma utopia. Porém – e, felizmente - a tecnologia avança também para os lados do meio ambiente. As chamadas Tecnologias Limpas são pouco divulgadas, embora estejam ao alcance de todos e sejam bastante eficazes para a preservação da natureza. Devido às crescentes preocupações em torno do futuro ecológico do planeta, diversos métodos e tecnologias foram desenvolvidos com a finalidade de reduzir ou eliminar os desperdícios e resíduos gerados no dia-a-dia. Trata-se de um novo mercado que vem ganhando espaço e promete ocupar o setor de tecnologias do futuro, uma vez que suas ferramentas serão fundamentais para o tão sonhado desenvolvimento sustentável.
Os equipamentos que garantem a preservação da natureza vão desde produtos simples que podem ser utilizados em residências, até grandes invenções voltadas para empresas, capazes de gerar benefícios para o ar, solo e água de toda uma região. Excelentes alternativas para empresas que, de alguma forma, interferem no meio ambiente, essas tecnologias proporcionam maior preservação da natureza, qualidade de vida das comunidades em seu entorno, além de garantirem uma imagem politicamente correta da empresa. Se estes argumentos não são suficientes para incentivar a adoção de uma produção mais limpa, especialistas da área ambiental se animam ao constatar que as empresas podem ser atraídas por outro aspecto: a contenção de gastos.
Para resolver a questão do tratamento de esgoto, por exemplo, já existem sistemas, através dos quais tanques são instalados para o tratamento da água. Eles permitem sua reutilização para outros fins, como irrigação de jardins, limpeza, sistema de ar condicionado, entre outros. Assim, a economia é duplamente vantajosa: para a natureza e para os bolsos.
Ótimas para o desenvolvimento de cursos e oficinas sociais, a Saber pensar prioriza a capacitação em tecnologias limpas que sejam simples, replicáveis e de baixo custo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário